telefone-clinica-imagemcor

coracao-dicas

O sedentarismo (falta de exercício físico) é um importante fator de risco independente para doenças cardiovasculares.

Segundo a AHA (American Heart Association) considera-se exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva, dirigida para melhorar o rendimento e a aptidão física. Para a realização de exercício físico é fundamental alguns conhecimentos:

1- Tipo: os exercícios aeróbicos são os que trazem melhores benefícios. Se caracterizam por movimentos cíclicos que envolvem grandes grupos musculares como caminhada, corrida, natação, ciclismo, dança, hidroginástica, etc. Devem sempre ser precedidos de períodos de aquecimentos e seguidos de períodos de relaxamento.

2- Freqüência: quando realiza-se exercícios visando a promoção da saúde são suficientes 3 a 5 sessões por semana. Quando a pessoa é obesa, pode ser estendido para 6 ou 7 sessões por semana. É importante considerar a importância da continuidade, para evitar lesões ou até problemas maiores que ocorrem nos “atletas de final de semana”.

3- Duração: exercícios de curta duração (menores que 15 minutos) não chegam a provocar as adaptações cardiovasculares desejadas e os muito longos, acima de 60 minutos podem desencadear lesões articulares ou sobrecargas cardiovasculares desnecessárias. O ideal é que seja entre 30 e 60 minutos, lembrando que deve ser aumentada gradativamente, de acordo com a melhora da capacidade física.

4- Intensidade: a intensidade moderada é a preferida. Aqui está o ponto onde mais observamos dúvidas nos pacientes. A forma mais adequada de controlar a intensidade do exercício é através da medição da freqüência cardíaca durante a realização. Esta pode ser medida manualmente, mas existem hoje monitores em forma de relógio ou que contornam o tórax aferindo constantemente a freqüência cardíaca e alguns deles também determinando a distância percorrida. Para adequado controle da intensidade é fundamental que seu médico saiba dizer-lhe entre que valores que encontra-se sua freqüência de treino, dado este que consideramos um dos mais importantes. É importante que a caminhada tenha um padrão próprio em forma de marcha atlética e não como algumas vezes observamos “caminhar para olhar vitrines”.

5- Vestimenta: apropriada para a realização de atividade física, com principal atenção ao tênis.

6- Gasto Calórico: é aproximadamente de 200 a 500 Kcal por sessão ou de 2000 a 3000 kcal/semana.

É importante salientar que aconselha-se para pessoas acima de 40 anos antes de iniciar a atividade física realizar avaliação médica apropriada e eletrocardiograma de esforço em esteira ergométrica.

Atenção
 Para orientações mais avançadas procure um Profissional de Educação Física.